As Tecnologias da Informação e Comunicação Como Meio Articulador da Pesquisa, do Ensino e da Extensão: O Relato da Experiência do Projeto Grande ABC I

As Tecnologias da Informação e Comunicação Como Meio Articulador da Pesquisa, do Ensino e da Extensão: O Relato da Experiência do Projeto Grande ABC Integrado

Artigo em parceria com Dagmar Silva Pinto de Castro e Luciano Krob Meneguetti. Publicado no Seminário SIMPÓSIO 2008 da ANPAD.

Resumo:
A inovação trazida pelas diferentes formas comunicacionais incentivada pelas tecnologias da Informação e Comunicação – TICs impactam a vida contemporânea. Nesse contexto, rediscute-se dentre outros aspectos a função reguladora do Estado e o papel da ciência. Como partícipe desse processo, a Universidade é provocada a repensar seus pilares de sustentação - pesquisa-ensino e extensão. Situado na região do Grande ABC e tendo como foco o “Projeto ABC Integrado”, o artigo tem por objetivo relatar a experiência da inserção de estudantes de graduação em tecnologia da informação na problemática da política pública local/regional tendo como foco a área da criança e do adolescente. Os resultados da experiência aconteceram sob dois enfoques: o primeiro relacionado aos estudantes e o segundo que reflete sobre o papel da Universidade. No âmbito dos primeiros resultados, os estudantes entenderam que os problemas vivenciados na experiência de pesquisa e extensão estão concentrados em diferentes esferas, da operacional até a estratégica. No segundo âmbito, relativo à Universidade, aponta-se que no envolvimento com o entorno a Universidade se abre para repensar seu processo de geração e gestão do conhecimento.

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