Projeto em economia solidária estimula crescimento em comunidade do ABC paulista

Fonte: ADITAL

Em vigor desde agosto deste ano, o projeto Rede de Gestão e Serviços para uma comunidade solidária, atua no povoado ‘Montanhão’, localizado no município de São Bernardo do Campo, região metropolitana da capital paulista, região Sudeste brasileira. O objetivo é o de estimular o desenvolvimento comunitário através de práticas solidárias.
Baseado nos princípios da Economia Popular Solidária, o projeto incentiva a cultura da solidariedade, através de apoio aos (as) trabalhadores (as), grupos e empreendimentos econômicos solidários, existentes na comunidade. Além disso, promove ações de fomento e organização de empreendimentos e capacitação dos (as) empreendedores (as).

Entre as metas estabelecidas pelo programa, os pesquisadores devem buscar a formação continuada dos alunos e educadores envolvidos no processo, a fim de executar o desenvolvimento dos grupos sócio-comunitários.


Anderson Nascimento, professor e Coordenador de Eixo do Projeto, informa que o projeto atua por um período previsto de dois anos, sendo dividido em quatro etapas: Diagnóstico Interdisciplinar, Planejamento, Implantação e Monitoramento. Na primeira, é realizado o diagnóstico a fim de planejar as ações que serão implementadas.

Ele explica que as atividades desenvolvidas na comunidade focam na cultura da solidariedade, fomento e organização de negócios, e capacitações com vistas à formação humana e tecnológica. "Tentamos sempre fazer a formação no cotidiano da pessoa", diz.

A Comunidade Montanhão, uma das maiores do município, embora esteja localizada perto de uma grande indústria automobilística, é uma comunidade carente. "O intuito do projeto é pensar como a comunidade pode se desenvolver com seus próprios recursos", explica Anderson.

Lá existem, aproximadamente, 40 empreendedores, segundo o Coordenador. Ele detalha que os empreendimentos são mercadinhos, cooperativas de prestação de serviço, cooperativa de reciclagem de óleo, costureiras, entre outros. A ideia é articular estes atores a se ajudarem e, assim, formarem uma rede de solidariedade, fortalecendo o desenvolvimento local.

O Projeto de Extensão Rede de Gestão e Serviços para uma comunidade solidária é uma iniciativa da Faculdade de Gestão e Serviços (FAGES), da Universidade Metodista de São Paulo.

Por: Tatiana Félix - Jornalista ADITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário