Resumo:
O presente artigo procura discutir
o campo das políticas públicas para a criança e o adolescente, especialmente os
diferentes projetos políticos que o constituem. A concepção de projeto político
está assentada nas análises de Dagnino (2002, 2006) que a entende "num sentido
próximo da visão gramiscinana, para designar os conjuntos de crenças,
interesses, concepções de mundo, representações do que deve ser a vida em
sociedade, que orientam a ação política dos diferentes sujeitos" (2002, p.
282). Dessa forma, busca-se a compreensão dos projetos políticos que demarcam a
área da infância e da juventude desde sua formação histórica. Os períodos
históricos da formação das políticas públicas para a criança e o adolescente
são: assistencialismo, tecnicista e educativo. Esses períodos se desdobram em
três projetos políticos que são, respectivamente, caritativo/assistencialista,
tecnicista e democrático-popular. Compreende-se que esses projetos políticos e
suas linguagens disputam o campo da política pública da criança e adolescência
e a possibilidade de conhecê-los subsidia a análise sobre o contexto contemporâneo.
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