Hegemonia e Projetos Políticos nas Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente


Resumo:

O presente artigo procura discutir o campo das políticas públicas para a criança e o adolescente, especialmente os diferentes projetos políticos que o constituem. A concepção de projeto político está assentada nas análises de Dagnino (2002, 2006) que a entende "num sentido próximo da visão gramiscinana, para designar os conjuntos de crenças, interesses, concepções de mundo, representações do que deve ser a vida em sociedade, que orientam a ação política dos diferentes sujeitos" (2002, p. 282). Dessa forma, busca-se a compreensão dos projetos políticos que demarcam a área da infância e da juventude desde sua formação histórica. Os períodos históricos da formação das políticas públicas para a criança e o adolescente são: assistencialismo, tecnicista e educativo. Esses períodos se desdobram em três projetos políticos que são, respectivamente, caritativo/assistencialista, tecnicista e democrático-popular. Compreende-se que esses projetos políticos e suas linguagens disputam o campo da política pública da criança e adolescência e a possibilidade de conhecê-los subsidia a análise sobre o contexto contemporâneo.

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